Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O território do continente vai ser afectado a partir de amanhã, quinta-feira, por uma superfície frontal fria




A passagem de uma frente fria vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus Celsius até ao fim de semana

O território do continente vai ser afetado a partir de amanhã, quinta-feira, por uma superfície frontal fria, que vai fazer com que os valores da temperatura desçam, em especial da mínima, que em alguns locais ficará abaixo de zero.

A temperatura volta a descer de quinta para sexta-feira e novamente no fim de semana, segundo explicou ao DN a meteorologista Joana Sanches, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Isto porque a partir de quinta-feira Portugal continental vai ser afetado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus.

Um anticiclone localizado a noroeste da Galiza vai trazer ainda mais frio, com o país a ser afetado por uma massa de ar polar, pelo menos até dia 16 (segunda-feira).

No que diz respeito às temperaturas, vai registar-se uma descida da máxima nas regiões do norte e centro entre 4 e 6 graus Celsius e na noite de quinta para sexta-feira desce a mínima entre 3 a 4 graus. Na noite de sexta-feira para sábado, a mínima volta a descer mais 2 a 3 graus.

Segundo o IPMA, a partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum desconforto térmico, devido às baixas temperaturas previstas.

Para o interior norte e centro estão previstas temperaturas mínimas abaixo de zero, como por exemplo na Guarda e em Bragança (-2 graus). Em Lisboa, a temperatura mínima deverá rondar os 5 ou 6 graus.

As temperaturas vão descer gradualmente até sábado e depois a partir daí não vão ter grandes variações.

De acordo com o IPMA, esta situação em Portugal continental não tem a ver com a situação que se vive na Europa que tem estado a ser afetada por uma vaga de frio, que já causou algumas mortes.

















































Sem comentários: