Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 21 de abril de 2017

a carqueja é uma erva espontânea, que nasce em terrenos baldios e pastos






Conhecida por ser uma planta de sabor amargo, mas que contém propriedades de emagrecimento, a carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo, muitas vezes. considerada daninha. Adapta-se a locais húmidos e com luz solar directa, a planta pertencente à família Asteraceae que tem o nome científico de Baccharis trimea, pode reproduzir-se por meio de sementes ou mudas e seu cultivo é mais evidente nas regiões tropicais da América Latina. A planta pode chegar a medir até dois metros de altura.
É usada para o tratamento de várias doenças, atribuindo-se as propriedades tónicas, estomáquicas, febrífugas, e principalmente, em problemas hepáticos e contra disfunções estomacais e intestinais, além das propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e digestivas, antianémica, antiasmática, antibiótica, antidiarréica, antidiabétíca, antidispéptica, antigripal, anti-hidrópica, anti-reumática, anti-Trypanosoma cruzi (causador da moléstia de Chagas), laxante, moluscocida (contra Biomplalaria glabrata, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose), sudorífica e vermífuga.
Afecções febris, afecções gástricas, intestinais, das vias urinárias, hepáticas e biliares (ictérícia, cálculos biliares, etc.); aftas, amigdalite, anemia, angina, anorexia, asma, astenia, azia, bronquite asmática, chagas venéreas, coadjuvante em regimes de emagrecimento, colesterol (redução de 5 a 10%.), desintoxicação do fígado, diabete, diarréias, dispepsias; doenças venéreas; enfermidades da bexiga, do fígado, dos rins, do pâncreas e do baço; espasmo, esterilidade feminina, estomatite, faringite, feridas, fraqueza intestinal, garganta, gastrite, gastroenterites. 

Não utilizar em gestantes e lactantes. O uso pode causar hipotensão. Evitar o uso concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes. Uso destinado a maiores de 12 anos. 
Como preparar

Para fazer a infusão basta colocar a água para ferver (1/2 Litro) e quando ela atingir o ponto de fervura desligue o fogo e acrescente as 2 colheres (sopa) de folhas picadas da planta. Abafe o chá por alguns minutos, deixe amornar, coe e beba a seguir. Tome até 03 xícaras do chá por dia, pois em excesso pode causar indigestão. Para adoçar, prefira o mel.

Fonte: Remédio Caseiro

















































Sem comentários: