Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

O Dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado no dia 8 de Dezembro



O Dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado no dia 8 de Dezembro. Considerado um dos dogmas mais importantes da Fé Cristã, Nossa Senhora da Conceição, a Imaculada, é o símbolo supremo que reverenciamos à virgem Maria santíssima, escolhida e abençoada para ser a mãe de Jesus.
Desde 1854, no seu dia, a Igreja celebra uma grande festa, além de, uma festa específica em cada lugar que a adoptou com madrinha. Durante os festejos, missas são celebradas e também uma procissão.
A pureza e a ingenuidade foram reconhecidas em Nossa Senhora da Conceição, e através dela, por seu Estado de graça e de pureza, o filho de Deus tornou-se carne e encarnou-se.
Por isso, a reverência à Imaculada se faz jus como a Rainha de todos os Santos, sempre purificada, não manchada pelo pecado como os outros mortais, como a insígnia de:
 Mácula do latim, que significa sem mancha.
A validação do dogma Imaculada está fundamentada na Bíblia com muitas passagens que a elucidam como pura desde que estava no ventre de sua mãe.
Igualmente, os religiosos católicos deliberaram a favor do reconhecimento dogmático a Nossa Senhora da Conceição.
Além de ser a padroeira do Estado de Amazonas, aqui no Brasil, também é patrona de Portugal e de outros países que falam o português.
Como seu dia é comemorado em 8 de Dezembro, a data também serve como marco de advento para o Natal.


















































Sem comentários: